Marcopolo Realiza Primeiro Crash Test Traseiro de Ônibus Elétrico no Brasil
Em uma iniciativa inédita no país, a Marcopolo realizou o primeiro crash test traseiro de um ônibus elétrico, demonstrando que a estrutura do modelo Attivi Integral oferece resistência a impactos acima das exigências normativas, sem danos às baterias e sem risco para os ocupantes.
O uso predominante de ônibus elétricos no trânsito urbano, onde há maior incidência de colisões traseiras, motivou a engenharia da Marcopolo a desenvolver uma estrutura interna robusta para o Attivi Integral. "Queríamos oferecer os mais elevados padrões de segurança tanto para os passageiros quanto para os operadores, especialmente porque no trânsito urbano existe uma maior incidência de colisões traseiras," explica Luciano Resner, Diretor de Engenharia da Marcopolo. "O teste demonstrou a total segurança do Attivi, sem danos ao conjunto de baterias, que ficou intacto. Esse resultado garante o bem-estar dos ocupantes e a preservação do ativo do operador.”
A estrutura traseira do Attivi Integral foi projetada através de simulações computacionais, garantindo que a deformação não atingisse o conjunto de baterias em caso de impacto.
O Attivi Integral, ônibus 100% elétrico, combina tecnologia nacional, conhecimento da engenharia brasileira e a expertise de sete décadas da Marcopolo. Com até 13.000 mm de comprimento total, o modelo possui chassi Low Entry, motor elétrico com potência máxima de 350 kW e torque de 3.300 Nm, eixos dianteiro e traseiro ZF, suspensão a ar, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade de 396 kWh, proporcionando uma autonomia entre 250 e 280 km, dependendo das condições de utilização.
Além da robustez estrutural, o Attivi Integral oferece conforto e segurança para os passageiros, com carregadores USB, sistemas de ar-condicionado integrados ao sistema de refrigeração das baterias, sistema de áudio interno, preparação para instalação de microfone, sistema de câmera de ré com sirene e monitor no painel do motorista, e câmera interna de segurança com gravação. O modelo inclui espaço reservado para PcD e assentos preferenciais, iluminação interna em LED, faróis e sinaleiras traseiras em LED, e cabine de separação para o motorista.
Ficha Técnica Attivi Integral
- Chassi: Integral Low Entry com capacidade total de 20,6 mil kg
- Capacidade: até 82 passageiros
- Autonomia: até 250 km e tempo de carga de até 4 horas
- Plug de Carregamento: CCS 2
- Motor de Tração Central: Potência de 350 kW e torque de 3.300 Nm
- Capacidade do Eixo Dianteiro: 7,6 mil kg
Notícias do dia
-
Logística
A Jornada Sustentável da CEVA Logistics Rumo à Descarbonização
-
Logística
Kuehne+Nagel anuncia nova frota de veículos elétricos para operações last mile no Brasil
-
Terminais
APM Terminals Suape conclui compra de equipamentos para terminal 100% eletrificado em...
-
Marítimo
SITA desembarca no setor marítimo com lançamento do SmartSea
-
Logística
Novo Gateway alfandegado DHL no aeroporto de Viracopos
-
Mercado
Sob Consulta, Volvo Oferece Caminhões FH para Rodar com 100% de Biodiesel
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.