Antuérpia revela o futuro do transporte com protótipo de straddle carrier de combustível duplo de hidrogênio

A CMB.TECH e a ATS, joint venture da MPET e PSAA, desenvolveram uma máquina para reduzir as emissões de carbono. A MPET e a PSAA buscam reduzir suas emissões em 50% até 2030, com base em 2019, e alcançar zero emissões líquidas até 2050. Há dois anos, o programa "Green Straddle Carrier" da PSAA em parceria com a CMB.TECH foi lançado com financiamento do European Horizon 2020 Green Deal. A máquina utiliza um motor de combustão dupla H2 que funciona com uma mistura de hidrogênio e diesel, ajudando a reduzir as emissões de carbono.

Tal como está, a tecnologia bicombustível é capaz de substituir 70% do consumo de diesel por hidrogênio em novos straddle carriers. O straddle carrier convertido é uma máquina Terex Noell com um motor MTU, mas a tecnologia pode ser aplicada em diferentes marcas e fabricantes de motores.

“Nos últimos 10 anos, colocamos mais de 100 aplicações bicombustíveis no campo, e a tecnologia amadureceu para oferecer uma plataforma robusta, acessível e limpa para manuseio de contêineres pesados”, disse CMB.TECH.

“O retrofit do straddle carrier envolveu a implementação da tecnologia de combustível duplo no motor existente sem otimizar a injeção de diesel. Essa calibração foi a opção mais fácil de começar, onde acumulamos experiência com a tecnologia H2 e seu abastecimento em ambiente portuário, mas é apenas o primeiro passo”, afirmou CMB.TECH. “A meta é chegar a 100% de injeção de hidrogênio. A solução 100% já foi comprovada em nossas células de teste e será o próximo passo.”

Após 24 meses de projeto e desenvolvimento, os parceiros agora testarão o straddle carrier de combustível duplo em operações ao vivo no Terminal Noordzee da PSAA. Eles avaliarão o design e outros fatores necessários para escalá-lo, como o fornecimento e armazenamento de hidrogênio para uma frota. Há dois anos, a CMB.TECH inaugurou uma estação de reabastecimento de hidrogênio verde em Antuérpia. Esta fase recebe o apoio do projeto PIONEERS, financiado pela UE e coordenado pelo Porto de Antuérpia-Bruges, que tem como objetivo encontrar soluções inovadoras para reduzir emissões e aumentar a eficiência. 

Roy Campe, CTO da CMB.TECH, disse: "Os portos já foram identificados como pontos críticos para a tecnologia de hidrogênio. custo-benefício. Estamos felizes em testar e trabalhar com a PSA para equipamentos portuários movidos a hidrogênio. Com isso, damos um primeiro passo para longe do diesel no segmento de terminais de contêineres pesados."

A CMB.TECH considera que a injeção de hidrogênio é mais viável para a descarbonização do que baterias de células de combustível, devido ao alto custo e preocupações com a longevidade e perdas de energia envolvidas na conversão de hidrogênio de volta em eletricidade. A CMB.TECH está envolvida no Green Straddle Carrier Program, onde a PSAA e a MPET estão avaliando quatro opções tecnológicas para reduzir as emissões de carbono. Essas opções incluem hidrogênio, biocombustível, bateria híbrida/diesel e eletrificação total, e a solução escolhida dependerá dos resultados dos testes.

Francis De Ruytter, chefe regional de sustentabilidade da PSA Europa, Mediterrâneo e Américas, enfatizou a importância de direcionar os straddle carrier para atingir as metas de sustentabilidade da PSA. “Os straddle carrier são cruciais para manter operações altamente produtivas em nossos terminais, mas ao mesmo tempo são responsáveis por aproximadamente 90% de nossas emissões diretas na Bélgica.

“Enquanto no Terminal Europa, estamos gradualmente nos movendo para empilhadeiras automatizadas no pátio, percebemos que os straddle carriers continuarão sendo um elemento-chave em nossa frota de equipamentos nos próximos anos. É por isso que agora estamos investindo em um programa que analisa várias opções tecnológicas e parceiros para tornar esses veículos mais sustentáveis”.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.