PepsiCo Europe e Yara fazem parceria para descarbonizar a produção agrícola

A PepsiCo Europe e a Yara anunciaram hoje uma parceria de longo prazo na Europa, com o objetivo de oferecer aos agricultores programas de nutrição de culturas que contribuam para a descarbonização.

Como parte dessa parceria, que abrange diversos países, os agricultores participantes da PepsiCo Europe serão equipados com produtos de nutrição de culturas de primeira linha, orientação especializada e ferramentas digitais de agricultura de precisão. Isso permitirá aumentar a eficiência do uso de nutrientes (NUE), melhorar os rendimentos e reduzir a pegada de carbono de suas colheitas. A Yara, líder em nutrição de culturas na Europa, fornecerá à PepsiCo os produtos e serviços necessários.

A Yara entregará até 165.000 toneladas de fertilizantes por ano à PepsiCo, cobrindo cerca de 25% das necessidades de fertilizantes da empresa na Europa até 2030. Esses fertilizantes serão principalmente do tipo Yara Climate Choice, que incluem fertilizantes de baixo carbono produzidos a partir de amônia renovável (Herøya, Noruega) ou amônia de baixo carbono via captura e armazenamento de carbono (CCS), atualmente em construção em Yara Sluiskil. A mistura também incluirá os fertilizantes minerais à base de nitrato padrão da Yara, produzidos com gás natural, que têm uma pegada de carbono cerca de 50% menor do que a maioria dos fertilizantes fora da UE graças ao uso de tecnologia de catalisador. O objetivo da parceria é aumentar gradualmente a utilização de fertilizantes Yara Climate Choice, à medida que a produção se expande e as tecnologias amadurecem, para que todas as 165.000 toneladas anuais sejam de fertilizantes Yara Climate Choice até 2030.


A colaboração destaca o compromisso compartilhado das empresas em construir um sistema alimentar mais sustentável, alinhado com as metas climáticas da União Europeia. Ao mesmo tempo, apoiará os agricultores nos custos de transição, garantindo que seus meios de subsistência não sejam adversamente impactados.

“Esta parceria com a Yara está alinhada com nossa transformação end-to-end, conhecida como PepsiCo Positive (pep+), e será crucial à medida que avançamos para um sistema alimentar net-zero no futuro. Almejar as emissões de Escopo 3 é central para nossa agenda pep+, mas pode ser uma das áreas mais desafiadoras de influenciar diretamente. Fornecer aos nossos agricultores fertilizantes com menor pegada de carbono e apoiá-los na melhoria da nutrição das culturas de ponta a ponta nos permitirá dar um passo significativo em direção à nossa meta de atingir net zero até 2040,” disse Archana Jagannathan, Diretora de Sustentabilidade da PepsiCo Europe.

“Para crescer um futuro alimentar positivo para a natureza e transformar nosso sistema alimentar, precisamos colaborar em toda a cadeia de valor alimentar. Estamos entusiasmados em trabalhar com pioneiros como a PepsiCo para ajudar a tornar isso uma realidade. Descarbonizar a produção de alimentos será crucial para cumprir o Acordo de Paris – e os agricultores terão um papel fundamental em nos ajudar a chegar lá,” disse Mónica Andrés Enríquez, Vice-Presidente Executiva para a Europa na Yara.

A parceria, que ajudará a impulsionar a adoção de práticas agrícolas regenerativas, incluirá aproximadamente 1.000 fazendas, cobrindo um total de cerca de 128.000 hectares na União Europeia e no Reino Unido. Os esforços inicialmente se concentrarão nas batatas, uma cultura chave para a PepsiCo, e depois se expandirão para outras culturas, como aveia e milho.

Os fertilizantes representam a maior oportunidade para reduzir as emissões, já que a produção de fertilizantes e as emissões em campo representam metade da pegada de carbono média da batata da PepsiCo na Europa.

A parceria também ampliará ainda mais as práticas de gestão sustentável de nutrientes nos grupos de agricultores da PepsiCo. Isso incluirá a captura e monitoramento de dados de culturas e solos durante toda a temporada usando a ferramenta CropTrak e ML Analytics da PepsiCo, complementada pelas soluções digitais da Yara, como imagens digitais por satélite via a plataforma AtFarm e análise de solo MegaLab.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.