Perspectivas de venda da DB Schenker geram expectativas em potenciais compradores

O Conselho de Supervisão da DB AG já havia concordado que uma venda era viável e até desejável, desde que o produto da venda do lucrativo negócio Schenker fosse usado para reduzir as dívidas da empresa ferroviária nacional, mas outras opções ainda estavam sendo consideradas. O Conselho finalmente resolveu que a venda completa é a opção preferida.

No entanto, entende-se que os potenciais compradores estão ficando "nervosos". Não se espera que o negócio da DB Schenker mude nos próximos meses, mas, considerando os procedimentos demorados envolvidos, a data das próximas eleições federais, em outubro de 2025, não está muito distante. Ninguém se comprometeria a comprar a empresa antes que ficasse claro qual seria a cor (ou cores) do próximo governo de coalizão.

Especificamente, o Ministério da Defesa está buscando esclarecimentos sobre logística militar. Em vista das incertezas decorrentes da invasão da Rússia à Ucrânia, a Alemanha deve ser capaz de mover grandes cargas militares com pouco aviso e em grandes quantidades. Isso sugere que uma DB Schenker privatizada teria que manter alguns ativos permanentemente em reserva, para uso militar a qualquer momento.

No lado positivo, a DB Schenker relatou vendas de €10,08 bilhões e €626 milhões no primeiro semestre de 2023, o que é consideravelmente melhor do que os últimos números pré-Covid no primeiro semestre de 2019. Portanto, apesar das incertezas econômicas globais, da guerra em curso entre Rússia e Ucrânia, das relações deteriorantes com a China, etc., pode haver um interesse considerável em comprar a empresa. "Nomes na lista" incluem DSV, Deutsche Post, CVC Capital Partners, Advent, Bain e a Abu Dhabi Investment Authority.

A DB AG entrou em negociações exclusivas com a I Squared Capital para vender a Arriva, sua empresa de trens, ônibus e bondes no Reino Unido. Qualquer venda da DB Schenker levará muito mais tempo.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.