Sustentabilidade como prioridade máxima

DB Schenker, Lufthansa Cargo e Nokia unem forças no frete aéreo neutro de CO2

Rumo a um futuro mais verde: a DB Schenker e a Lufthansa Cargo estenderão seus voos semanais de cargueiros sem CO2 entre Frankfurt e Xangai. A missão conjunta terá continuidade durante todo o cronograma de voos de inverno até março de 2022. Agora, a Nokia assinou a iniciativa. Todas as semanas, o provedor de rede global de telecomunicações evitará as emissões de gases de efeito estufa usando o único voo de cargueiro do mundo 100% coberto por Sustainable Aviation Fuel (SAF), produzido a partir de resíduos renováveis, como óleos de cozinha usados. Este anúncio reforça a importância de investir em soluções sustentáveis de combustível de aviação e é mais um passo para tornar as cadeias de abastecimento globais mais amigáveis para o clima.

A necessidade de combustível para a rotação de voo de Frankfurt (FRA) para Xangai (PVG) e vice-versa é totalmente coberta pela SAF. Isso economiza cerca de 174 toneladas de querosene convencional por semana. Durante o cronograma de vôo do verão de 2021, a iniciativa alcançou com sucesso uma redução líquida de 20.250 toneladas de gases de efeito estufa (CO2e). Na programação de voos de inverno que se aproxima, do final de outubro de 2021 ao final de março de 2022, são esperadas mais 14.175 toneladas.

“Na cúpula das mudanças climáticas em Glasgow (COP26), vimos os grandes desafios à frente e, como indústria, precisamos agir rapidamente para enfrentar o que estamos enfrentando. Isso não será fácil." disse Jochen Thewes, CEO da DB Schenker

Thorsten Meincke, Membro do Conselho Global de Frete Aéreo e Marítimo da DB Schenker: “O ambicioso objetivo da equipe de neutralidade climática afeta todos os negócios e como nossos clientes veem sua pegada também em suas cadeias de abastecimento. Junto com a Lufthansa Cargo, estendemos nossa oferta exclusiva de uma conexão de voo regular neutra em carbono. A rotação completa de voos charter SAF é uma virada de jogo, pois vai além de um esquema de pagamento por uso. Temos o prazer de ter a Nokia a bordo como um novo cliente importante para nossos voos para o oeste. Juntos, podemos evitar o CO2 e dar mais um passo em direção a um futuro mais sustentável.”

A Nokia é um cliente importante que aderiu à iniciativa. Mas, embora os voos estejam lotados, eles ainda não estão lotados com clientes que optam pelo SAF, destacando o fato de que muitos transportadores atualmente não desejam pagar mais por combustível de aviação mais limpo - que permanecerá mais caro do que os combustíveis tradicionais até que possa ser produzido em régua.

Tommi Uitto, presidente de redes móveis da Nokia: “Investir em soluções sustentáveis é uma prioridade para nós e um objetivo compartilhado com nossos parceiros. Só podemos atingir nossas metas climáticas juntos. A inovação e o trabalho conjunto em todos os setores são essenciais para uma cadeia de suprimentos mais verde. Buscamos constantemente reduzir nossa pegada de carbono em transporte e logística, e a carga aérea é um contribuinte significativo. Esta colaboração para transportar nosso equipamento 5G em voos neutros em carbono é outro passo importante.”

Ashwin Bhat, Diretor Comercial da Lufthansa Cargo: “Usar SAF já é uma possibilidade de voar neutro em CO2. Estamos muito orgulhosos de poder estender nossa parceria com a DB Schenker ao longo dos próximos meses. Acreditamos firmemente que a transformação de nosso negócio em frete aéreo neutro em CO2 pode ser melhor alcançada quando todos nós unirmos suas forças.”

O anúncio segue o lançamento da DB Schenker e da Lufthansa Cargo da primeira rotação de cargueiro neutro em CO2 do mundo entre a Europa e a Ásia em novembro de 2020. 

O SAF para esta colaboração é inteiramente produzido a partir de resíduos e matérias-primas residuais, por exemplo de óleos de cozinha usados. O CO2 liberado durante a combustão no motor, é apenas o CO2 que foi retirado da atmosfera durante a fase de fotossíntese das plantas que foram utilizadas para produzir os óleos. Atualmente, o SAF é cerca de três vezes mais caro do que o querosene fóssil convencional.

As emissões de gases de efeito estufa durante a produção e transporte do combustível são integralmente compensadas com projetos de compensação certificados, garantindo a total neutralidade de gases de efeito estufa dos voos. Como alternativa, o cliente pode optar por uma solução completa de inserção - escolhida pela Nokia para seu frete.

No futuro, outros tipos de combustíveis renováveis também estarão disponíveis. O processo de produção mais conhecido para isso é o chamado conceito de energia para líquido (PtL) com base em eletricidade renovável, água e CO2. Embora as quantidades de produção de PtL ainda sejam muito limitadas, o SAF baseado em biomassa já está disponível e é um combustível bem testado hoje.






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