Aviação Rumo à Sustentabilidade: Boeing e NASA Avançam com Aeronave Experimental X-66A para Redução de Emissões

Como parte do projeto Sustainable Flight Demonstrator da NASA, a Boeing transportou uma aeronave MD-90 para o local onde será modificada para testar a Transonic Truss-Braced Wing (TTBW, ou asa treliçada transônica). Funcionários da Boeing e da NASA, além de líderes comunitários se reuniram nas instalações da empresa hoje para comemorar este marco no desenvolvimento da aeronave experimental X-66A. A Boeing divulgou fotos da viagem da aeronave de Victorville até Palmdale, Califórnia.

A Aeronave chega à unidade da Boeing para modificações no modelo experimental X-66A e passará por modificações significativas para testar a Transonic Truss-Braced Wing (TTBW, ou asa treliçada transônica).

A aeronave experimental X-66A é a primeira da NASA para ajudar a aviação dos Estados Unidos a atingir a meta de zero emissão líquida de gases de efeito estufa. As modificações devem começar em breve e os testes em voo e em terra devem começar em 2028.

“Este é um passo importante no projeto Sustainable Flight Demonstrator, reforçando o compromisso da Boeing com a sustentabilidade e avançando no processo de teste e validação do projeto de asas TTBW”, disse Todd Citron, diretor de tecnologia da Boeing.

Com asas ultrafinas sustentadas por suportes, envergadura maior da asa e razões de aspecto maiores, a TTBW, aliada a outros avanços tecnológicos esperados, podem reduzir o consumo de combustível e as emissões em até 30%. A Boeing e a NASA trabalham juntas neste conceito há mais de uma década por meio do Programa Subsonic Ultra Green Aircraft Research (SUGAR).

“Nós da NASA estamos animados para iniciar o trabalho com a Boeing na aeronave X-66A no projeto Sustainable Flight Demonstrator, que faz contribuições importantes para a aviação atingir a sua meta de zero emissão líquida de gases de efeito estufa até 2050”, disse Ed Waggoner, vice-administrador associado de programas desenvolvidos pela NASA Aeronautics Research Mission Directorate.

“O Aerospace Valley tem uma longa trajetória de inovação aeroespacial, e este anúncio é uma continuação desse trabalho fundamental. A talentosa força de trabalho e a infraestrutura de Palmdale fazem deste o local perfeito para este importante projeto”, disse Mike Garcia, membro da Câmara dos Estados Unidos (27º distrito da Califórnia).


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.