Crescimento nas Exportações e Importações Impulsiona Modernizações no Terminal Portuário de Vila Velha

O setor logístico brasileiro tem enfrentado uma crescente demanda tanto nas exportações quanto nas importações. De acordo com dados divulgados pelo Governo Federal, entre janeiro e a terceira semana de junho de 2024, as exportações cresceram 0,7%, alcançando US$ 159,61 bilhões, enquanto as importações aumentaram 3,5%, totalizando US$ 119,85 bilhões em comparação ao mesmo período de 2023.

Gustavo Paixão, Diretor de Terminais da Log-In Logística Integrada, responsável pela administração do Terminal Portuário de Vila Velha (TVV) no Espírito Santo, observa que essa tendência de crescimento se reflete nas operações do TVV. No primeiro trimestre de 2024, o terminal registrou um volume recorde de movimentação de contêineres para o período, somando 56,3 mil boxes, o que representa um aumento de 63% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Um dos principais impulsionadores desse crescimento foi a continuidade da forte exportação de café pelo estado do Espírito Santo. Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) indicam que, no acumulado de junho até a terceira semana, a exportação de café do Brasil já superou o total exportado em junho de 2023.

Além disso, a importação de veículos elétricos em contêiner flat rack, um serviço inovador realizado em parceria com a Cosco, companhia chinesa, também contribuiu significativamente para os resultados positivos do TVV. Segundo a Administração Geral da Alfândega da China, o Brasil é o maior comprador de carros elétricos chineses no mundo, com 88,32 mil unidades importadas entre janeiro e abril de 2024. No TVV, essa tendência se confirmou com a recepção de 44.600 veículos elétricos da China em 2023, resultando em um reconhecimento como um dos fornecedores destaque da Cosco, com 25% de participação no volume movimentado pela companhia.


Apesar dos bons resultados, Paixão destaca que o crescimento nas exportações e importações traz desafios significativos para a infraestrutura portuária do Brasil. “Aumentos de produção e novos mercados exigem investimentos contínuos em modernização para manter a competitividade e eficiência dos portos brasileiros,” afirma Paixão. Ele aponta a necessidade de melhores acessos aquaviários e terrestres, além de melhorias na estrutura de armazenagem e capacidade operacional.

No TVV, estão sendo feitos investimentos significativos para atender a essa demanda crescente. Recentemente, a Log-In Logística Integrada anunciou um aporte de R$ 42 milhões em obras em andamento para tornar o TVV o primeiro terminal portuário da América Latina a operar portêineres de forma remota. Esse investimento é parte do acordo de concessão renovado em 2020, que prevê um total de R$ 147 milhões nos três primeiros anos, chegando a R$ 500 milhões até 2048.

A modernização dos portêineres permitirá que os operadores controlem os equipamentos de forma remota por meio de um sistema de câmeras que oferece visão 3D de todo o processo. Essa tecnologia aumentará a segurança e a eficiência das operações. Outras melhorias incluem a implementação de dois novos gates automatizados e a aquisição de um novo semirreboque com maior capacidade, passando de 35 para 65 toneladas.

Desde 2021, foram investidos mais de R$ 82,9 milhões na aquisição de dois novos guindastes MHC e outros equipamentos e sistemas para melhorar a produtividade do terminal. Paixão enfatiza a importância de continuar investindo não apenas em infraestrutura, mas também em pessoal, com um aumento recente no quadro de colaboradores para atender à crescente demanda operacional.

“Nosso objetivo é fortalecer o Porto de Vitória como um importante exportador e importador no Brasil. No entanto, para manter nossa competitividade, é essencial abordar questões como a melhoria do canal para navios de maior capacidade, ampliação dos acessos terrestres e aumento da área operacional do porto. Essas ações precisam ser implementadas rapidamente para evitar a perda de competitividade para outros portos no país,” conclui Paixão.



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