Congestionamento em Yantian já é um problema maior do que do Canal de Suez
O Terminal Internacional de Contêineres de Yantian passa por uma interrupção significativa devido a um surto de Covid-19 na área do porto com medidas de prevenção e restrição postas. Ditlev Blicher, diretor administrativo da Maersk Asia Pacific, disse em uma coletiva de imprensa online que o porto de Yantian operava atualmente com cerca de 40% da capacidade. “A expectativa é que continue no próximo mês com atrasos significativos”.
A magnitude que o problema no porto de Yantian está causando para o transporte de contêineres é nítida. “Eu diria que isso para nós é uma interrupção muito maior do que Ever o Given bloqueando o Canal de Suez por alguns dias por causa da duração e da importância de Yantian como uma porta de entrada”, afirmou Vincent Clerc, CEO da Ocean & Logistics da AP Moller-Maersk
O bloqueio do Canal de Suez durou apenas seis dias, enquanto a situação em Yantian já durou várias semanas sem previsão de um fim para as próximas. O porto movimenta cerca de 13,5 m TEU por ano ou cerca de 36.400 TEU por dia, tornando-se um porto chave em escala global. “No momento, temos atrasos em navios de até 16 dias fora de Yantian, o que certamente causará um efeito cascata significativo em toda a rede do ponto de vista da confiabilidade”, explicou Clerc.
Com as taxas de fretamento para navios porta-contêineres em níveis recordes devido à quase total falta de tonelagem disponível, os longos atrasos nas programações dos navios farão com que linhas como a Maersk sejam forçadas a cortar as viagens devido à capacidade disponível reduzida. “Veremos viagens perdidas como resultado desses atrasos, o que só aumentará o congestionamento que estamos vendo”, afirmou Clerc.
“Isso criará basicamente um buraco em nossa capacidade de fornecer serviços semanais aos clientes com a capacidade de que eles precisam. O que estamos vendo agora é quanta carga podemos desviar? O quanto podemos chegar a outros portos no Delta do Rio das Pérolas. Como podemos tentar manter os clientes o mais imunes possível às mudanças? Mas eu não vou rodeios quando estiver acontecendo em um porto tão significativo como Yantian, isso terá efeitos em cascata significativos.”
Fonte: Seatrade Maritime News
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