Maersk realiza viagem histórica com o primeiro navio porta-contêineres do mundo movido a metanol verde
A A.P. Moller - Maersk (Maersk) obteve sucesso ao garantir metanol verde para o primeiro navio porta-contêineres movido a metanol do mundo. A Maersk fechou um acordo com a produtora holandesa OCI Global para o fornecimento de bio-metanol verde para a viagem inaugural.
Essa jornada de mais de 21.500 km, da Coreia do Sul à Dinamarca, permitirá que a tripulação da Maersk adquira experiência operacional real no manuseio dos novos motores e no uso de metanol como combustível. Isso ocorre enquanto a empresa se prepara para receber uma frota de navios oceânicos movidos a metanol a partir de 2024.
A produção de metanol verde pela OCI ocorre em uma instalação nos Estados Unidos, utilizando biogás capturado de resíduos orgânicos em decomposição. Esse biogás é convertido em biometano e, em seguida, transformado em metanol. Esse método permite que o metanol verde seja produzido em instalações existentes, usando a infraestrutura já disponível. Além disso, contribui para uma rede de gás mais sustentável, capturando emissões prejudiciais de metano.
A A.P. Moller - Maersk tem como meta transportar no mínimo 25% da carga oceânica utilizando combustíveis verdes até 2030. Esse navio porta-contêineres movido a metanol, com capacidade de 2.100 TEUs, é um marco importante para a empresa em direção à renovação gradual de toda a frota, visando operar exclusivamente com combustíveis verdes.
Notícias do dia
-
Logística
A Jornada Sustentável da CEVA Logistics Rumo à Descarbonização
-
Logística
Kuehne+Nagel anuncia nova frota de veículos elétricos para operações last mile no Brasil
-
Terminais
APM Terminals Suape conclui compra de equipamentos para terminal 100% eletrificado em...
-
Marítimo
SITA desembarca no setor marítimo com lançamento do SmartSea
-
Logística
Novo Gateway alfandegado DHL no aeroporto de Viracopos
-
Mercado
Sob Consulta, Volvo Oferece Caminhões FH para Rodar com 100% de Biodiesel
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.