Samskip e Ocean Infinity garantem fundos para navio de hidrogênio
SeaShuttle é o projeto ambicioso para construir dois navios porta-contêineres movidos a hidrogênio, controlados remotamente e autônomos que foi anunciado pela primeira vez em dezembro de 2018. Na conferência Nor-Shipping em Olso, no início deste ano, foi anunciada a parceria Samskip-Ocean Infinity, cobrindo tanto a construção quanto a operação dos navios, em uma colaboração que busca avançar para uma logística multimodal de emissão zero, eficiente e segura.
“O esquema ousado, liderado pelo grupo multimodal de transporte e logística Samskip e o especialista em robótica marinha Ocean Infinity, prevê dois navios SeaShuttle operando sem emissões entre Oslo Fjord e Rotterdam, cada um alimentado por uma célula de combustível de hidrogênio de 3,2 MW”, disse Samskip.
Transição marítima para novas energias
O projeto já garantiu NOK 150 milhões (€ 15 milhões) em financiamento da empresa estatal norueguesa ENOVA e está planejado para ter os navios prontos para entrega até 2025.
“A Samskip está muito orgulhosa de assumir o papel de liderança na iniciativa SeaShuttle, como parte de sua estratégia de 'tornar a logística verde fácil'”, disse Are Gråthen, CEO da Samskip Norway. “Garantir esse financiamento fornece uma plataforma para tornar o transporte de contêineres sem emissões uma realidade. Juntos, a Samskip e a Ocean Infinity também acelerarão seus planos para avançar nas tecnologias autônomas de navios e na operação remota de navios e equipamentos de manuseio de carga. Esses navios são a primeira parte de uma empolgante colaboração com a Ocean Infinity.”
De acordo com os compromissos assumidos na Declaração de Clydebank da COP26, a SeaShuttle criaria o que seria um dos primeiros 'corredores verdes' de emissão zero da Europa, acrescentou Gråthen.
Christoffer Jorgenvag, CCO da Ocean Infinity, comentou: “As tecnologias facilitadoras da Ocean Infinity podem facilitar corredores verdes, mas também a descarbonização e transformação mais amplas das operações marítimas. A ênfase hoje está nos navios SeaShuttle, que são apenas parte da estratégia geral da Ocean Infinity de desbloquear a inovação para oferecer operações marítimas verdadeiramente sustentáveis. Gostaríamos de agradecer à Enova por seu apoio à nossa visão, que representa um endosso firme de nossa abordagem inovadora e nos permite prosseguir a toda velocidade para dar vida a este projeto”.
Com o financiamento, as empresas planejam encomendar dois navios de 500 TEU instalados com uma solução de propulsão principal que pode ser adaptada para funcionar com combustível de hidrogênio, com uma planta de propulsão elétrica a diesel a bordo como reserva, embora Gråthen tenha enfatizado: “Temos fé que hidrogênio verde será acessível e disponível na Noruega”.
Kari-Pekka Laaksonen, CEO do Grupo Samskip comentou: “Para a Samskip, a sustentabilidade é um dos fundamentos dos negócios. O projeto SeaShuttle é um passo substancial na jornada da Samskip em direção à logística de emissão zero. Espera-se que sua combinação de combustível, tecnologia e melhores práticas operacionais torne o custo de transporte marítimo de curta distância livre de emissões competitivo com as soluções existentes”.
Fonte: WorldCargo News
Notícias do dia
-
Logística
A Jornada Sustentável da CEVA Logistics Rumo à Descarbonização
-
Logística
Kuehne+Nagel anuncia nova frota de veículos elétricos para operações last mile no Brasil
-
Terminais
APM Terminals Suape conclui compra de equipamentos para terminal 100% eletrificado em...
-
Marítimo
SITA desembarca no setor marítimo com lançamento do SmartSea
-
Logística
Novo Gateway alfandegado DHL no aeroporto de Viracopos
-
Mercado
Sob Consulta, Volvo Oferece Caminhões FH para Rodar com 100% de Biodiesel
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.