Biden mira linhas de transporte de contêineres
As linhas de transporte de contêineres se viram politicamente expostas. O presidente dos EUA, Joe Biden, criticou ferozmente o setor de transporte, acusando-o de não ser competitivo, afirmando que “há apenas nove companhias de navegação. Nove. Nove grandes companhias marítimas que embarcam da Ásia para os Estados Unidos. Essas companhias aumentaram seus preços em até 1.000%”. A Whitehouse divulgou um vídeo de Biden conversando com varejistas e processadores de alimentos que reclamaram que o aumento nas taxas de frete de contêineres que eles sofreram foi maior do que seus lucros anuais.
Tudo isso alimentou a reação de Joe Biden ao aumento da inflação, que de repente se tornou uma questão política importante nos EUA. Seu plano é pressionar o lado da oferta da economia para controlar os preços, em vez de depender de uma resposta fiscal ou monetária. Das empresas do lado da oferta, uma das mais importantes e menos poderosas politicamente são as linhas de transporte de contêineres.
Joe Biden espera ser visto pressionando as companhias marítimas para cortar preços por meio da ameaça de regulamentação. Ele está prestes a sancionar o 'Ocean Shipping Reform Act', que aumentará os poderes da Comissão Marítima Federal sobre as linhas de navegação.
O problema é que a Comissão Marítima Federal já disse que os preços não são manipulados e que o setor de transporte de contêineres é altamente competitivo . Rebecca Dye, chefe da Comissão Marítima Federal dos EUA, concluiu em um relatório publicado há algumas semanas que “nossos mercados são competitivos e as altas taxas de frete marítimo foram determinadas por uma demanda sem precedentes do consumidor, principalmente nos Estados Unidos, que superou a oferta da capacidade da embarcação. O congestionamento restringiu ainda mais a capacidade disponível.”
Onde isso deixa a indústria de transporte de contêineres não está claro. Lobbies politicamente poderosos nos EUA, como os varejistas, estão sofrendo com taxas de frete mais altas e tentarão remediar a situação, mas o perigo real é que os políticos usem os bodes expiatórios das linhas de navegação, retratando-os como oligarcas estrangeiros perversos explorando americanos vulneráveis. Isso é perigoso para o setor. Talvez seja o preço a ser pago por seu curto prazo de lucratividade.
Fonte: Transport Intelligence.
Notícias do dia
-
Logística
A Jornada Sustentável da CEVA Logistics Rumo à Descarbonização
-
Logística
Kuehne+Nagel anuncia nova frota de veículos elétricos para operações last mile no Brasil
-
Terminais
APM Terminals Suape conclui compra de equipamentos para terminal 100% eletrificado em...
-
Marítimo
SITA desembarca no setor marítimo com lançamento do SmartSea
-
Logística
Novo Gateway alfandegado DHL no aeroporto de Viracopos
-
Mercado
Sob Consulta, Volvo Oferece Caminhões FH para Rodar com 100% de Biodiesel
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.